Do Marketing 1.0 ao Marketing 4.0

A (r)evolução do Marketing

Estar inserido no mundo do marketing é ter a certeza de que não existe uma receita pronta para tudo e, assim como outras diversas áreas, os estudos relacionados às aplicações do marketing nos negócios também evoluiu – e a cada dia que passa se desenvolve mais ainda. As etapas percorridas pelo marketing com a finalidade de resolver problemas foram definidas conforme as necessidades atendidas. A ideia é entender de que forma os fundamentos do marketing foram organizados ao longo do tempo.

Marketing 1.0

No começo do marketing e de todo o estudo que envolvia o tema, o objetivo era, principalmente, o produto. Neste caso, a necessidade estava em manter uma produtividade elevada e comercializar os bens aos que pudessem –e quisessem –comprar. Também conhecida como a Era dos Produtos, a aplicação do marketing 1.0 era diretamente voltada para a produção, sem levar em consideração quem era cliente. As palavras de ordem tinham a intenção de otimizar tempo, evitar desperdício, padronizar processos e produzir em grande escala.

Marketing 2.0

Esta etapa é resultado do aumento progressivo no acesso às informações. Aqui, os interessados em adquirir algo já tinham opções para comparar preços, discutir a qualidade e ver as avaliações dos produtos. A Era do Consumidor foi responsável por despertar a necessidade das empresas em aprimorar a comunicação, aperfeiçoar as estratégias e criar valor agregado aos produtos comercializados. A etapa é fundamental para o desenvolvimento de negócios mais próximos e adequados aos clientes.

Marketing 3.0

É formado por um conceito de preservar o foco no cliente, agregando valores mais subjetivos, que inspiram novas práticas de mercado, como a sustentabilidade. A proposta do marketing 3.0 é de tratar o cliente enquanto ser humano, não apenas projetando ganhos comerciais, mas também, levando em consideração suas experiências pessoais. A etapa ampliou os horizontes tanto de empresas quanto de consumidores.

Marketing 4.0

Após atravessar as fases anteriores, este é o atual cenário em que o marketing atua. Embora ainda esteja sendo reconhecida no mercado, a fase 4.0 surgiu com o propósito de transformar os negócios e entregar novas e mais elaboradas ferramentas de comunicação comercial. Neste estágio, em que a economia global está interligada e a internet revolucionou a forma de adquirir produtos, é que o funil de compra foi construído de maneira mais apurada e assertiva. Então é muito mais fácil identificar as etapas que são percorridas por cada consumidor e entender qual o seu momento atual no funil.É nesse contexto que as empresas estão inseridas e precisam evoluir junto. Acompanhar o cliente e reconhecer suas necessidades podem ser a chave para o sucesso dos negócios.É a partir daqui, também, que os recursos de marketing se desenvolveram com mais apego ao detalhe. Por isso, existem tantas ferramentas que podem ser aplicadas na internet e que facilitam a comunicação entre empresa e consumidor.A evoluçãoCada Era do Marketing foi trabalhada de acordo com o que se esperava na época, ou seja, é nítido em qual contexto era aplicado. As ferramentas evoluíram, as empresas se adaptaram, e os consumidores assumiram papéis mais decisivos em todo o processo de compra.

Fontes:
https://rockcontent.com/blog/marketing-4-0/
http://www.sobreadministracao.com/evolucao-do-marketing-10-20-30/
https://blog.softensistemas.com.br/marketing-1-0-2-0-e-3-0/

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